Translate

terça-feira, 26 de junho de 2012

Atuação



juro que não fiz planos e nem tentei assumir o controle 

juro que apertei o passo pra fugir da confusão 

claro que fiquei confuso com as contradições 

claro que passei aperto como todos 

claro que passei horas a pensar nos dias

e depois de tudo, de lamentos, de choro, a ficha caiu

e depois de tudo, me senti um idiota por perder tanto tempo


mas a vida segue o seu rumo

e a gente pouco, ou nada, pode fazer

de emoção em emoção, seguimos andando em frente

de queda em queda, aprendemos a levantar



frente a frente com o medo

superamos a ilusão

e devagar, seguimos adiante

buscando consolo


se não fosse pelos capotes, se não fosse pelos dilemas

continuaríamos na mesma

a esperar passar o tempo


se não fossem as ilusões, 

se não fossem os medos, 

estaríamos amarrados ao tempo 

vivendo uma vida de fantasia


se fosse por mim 

já teria ido 

ou já teria parado

ou já teria fugido


se fosse simples e concreto

já teria entendido


se fosse fácil, já teria feito 

e se fosse muito, teria caído



se não fossem os dias e as noites

a pensar no tempo

mas em nenhum momento pensei em fugir de mim


e, de repente, tudo faz sentido

e, de fato, o equivocado era eu


sempre a buscar outro caminho 

querendo encontrar outros destinos 

diferentes do meu


sempre a querer

o poder de controlar

aquilo que não se pode


sempre a orar para que as coisas sejam como sonhei

brincando com o tempo

espalhando sentimentos

sem saber pra onde vão


a cumprir o cronograma

sem razão aparente

fingindo-se de tolo

fazendo-se de crente

confuso, sem saber

se sou espírito ou gente!

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Que profundo esse poema. Tenho grande identificação com o que você escreve, sempre que leio um poema seu fico com a impressão que você traduziu algo que eu pensava mas não sabia como expressar, por isso amo os poetas, que com sutileza e sensibilidade vão traduzindo o que nos vai no coração.

    ResponderExcluir